Dicas de Buenos Aires para crianças!

Ideias de programas e compras para quem está na cidade com crianças.

domingo, 18 de abril de 2010

A volta da Harrods portenha


Por enquanto, tem muita poeira cobrindo tesouros como o carrossel da barbearia onde as crianças brincavam enquanto esperavam para cortar o cabelo, o luxuoso elevador que subia e descia com até 20 pessoas, e o belo salão de chá. Tudo intacto ao longo de quase de 12 anos de portas fechadas. O prédio declarado patrimônio histórico da cidade tem 58 mil metros quadrados, o equivalente a seis campos de futebol. Mas, se tudo der certo, e se não houver nenhum imprevisto econômico no país, a Harrods reabrirá suas portas em 2013. A sede da loja de departamentos inglesa foi inaugurada em Buenos Aires em 31 de março de 1914, numa quadra delimitada pelas ruas Córdoba, Florida, San Martín e Paraguay. Chegou a ser visitada por 45 mil pessoas por dia, que iam comprar roupas, móveis e outros produtos que estavam na última moda. Depois vieram as crises e a concorrência com os modernos shoppings, e a Harrods portenha foi fechando aos poucos, até que, em 1998, encerrou definitivamente suas atividades no país. Agora um grupo suíço começará a licitar as obras, que demandarão investimentos de cerca de 40 milhões de dólares. A ideia é manter o estilo das fachadas da época, assim como o piso e o teto. Os mármores e os revestimentos das imponentes colunas serão conservados. O modelo de loja de departamentos será mantido, mas será incorporada toda uma infra-estrutura de acordo com os centros comerciais do século 21, que incluirá a presença de grandes marcas. E para quem quiser cortar o cabelo, ou relembrar os velhos tempos, a peluqueria de niños continuará por lá, com um salão para adultos no subsolo.

Fotos: La Nacion, Maxie Amena 

5 comentários:

  1. Conheci seu blog hj, e adorei pois irei outra vez a BA esta semana para uma temporada de mais de 2 semanas. Vou bisbilhotar bastante por aqui. Bjs Carol

    ResponderExcluir
  2. Sinta-se em casa, Carol. Pode bisbilhotar!!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Como a Carol, descobri seu blog através do blog da Paula (Ny with kids). Tô amando mesmo nunca tendo indo pra Buenos Aires, mas quem sabe logo mais? Vou sempre passar por aqui.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Volte sempre, Fernanda. E se aparecer em Buenos, vamos tomar um café!
    bj

    ResponderExcluir
  5. O Financial Times em dezembro de 2011 fez um artigo sobre a Harrods de Buenos Aires. Espero que volte a funcionar. O mesmo grupo pretende abrir uma filial da Harrods em Sao Paulo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails