Dicas de Buenos Aires para crianças!

Ideias de programas e compras para quem está na cidade com crianças.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

É uma viagem ou uma gincana?

Primeiro eu li no Buenos Aires, queridos, da Mariana, que me levou para o Viaje na Viagem. Falam do cuidado que se deve ter com o overplanning, ou a overdose de planejamento. Quanto mais você planeja, mais lugares aparecem para você visitar. É sempre assim. E com os blogs de viagens, as informações são intermináveis. É preciso deixar um tempo livre para as descobertas. E é claro que é muito bom sair caminhando por Buenos Aires sem destino, deixando a cidade mostrar para você seu charme, seus cheiros, sua música, suas pessoas... 

No entanto, principalmente quando levamos pequenos viajantes junto, queremos evitar imprevistos e ter o controle do roteiro do início ao fim. Aviso logo: isso é impossível. É preciso, sim, algum planejamento. Ao ler os blogs, com notas soltas sobre lugares diferentes, anote aqueles com os quais se identifica para sair do trivial turístico, tenha cartas na manga. Monte a sua viagem, mas também tenha o espírito de mudar tudo de acordo com a disposição da família. 

É muito post para poucos dias? Claro! E vai ser sempre! Talvez seja melhor visitar um número menor de lugares para curtir mais o passeio. O desafio é esse: sonhar com a viagem e depois saber aproveitá-la. Afinal, a sua viagem não deve ser uma gincana! E como diz a Mariana, Buenos Aires é tão pertinho, que você ainda vai voltar outra vez, e outra, e outra. 

6 comentários:

  1. Fernanda (tenho um amigo que se chama Theomar Paraguassu ...),
    Tomo a liberdade para dividir uma experiência que pode evitar o mesmo dissabor para outras pessoas.
    Hoje colhi a primeira (e espero que última) experiência ruim pela opção em fazer uma viagem no estilo "faça você mesmo".
    Depois de ver diversas recomendações sobre reservas de hotel no site Booking.com, fiz uma reserva no HJ Recoleta.
    Hoje, atendendo ao que foi solicitado, informei dados de um cartão para "garantir" a reserva.
    Horas depois lançaram a cobrança das diárias, e acrescentaram ainda + 21% (IVA).
    Havia colhido a informação de que estrangeiros portando passaporte não pagariam IVA.
    E na reserva não havia informação sobre o adicional de 21% (IVA).
    Levei as questões ao Booking, e recebi um e-mail formal, informando que nada poderiam fazer !
    Ou seja, creio que é importante dividir a experiência com pessoas que podem evitar o dissabor que tive.
    Abraço,
    Carlos.

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  2. concordo em tuuudo... fazer um roteiro e querer segui-lo a risca é no minimo estressante...e na maioria das vezes frustrante!! é por isso que sou inimiga numero um deles!rsrs..logico que é legal vc ter os pontos proncipais que quer conhecer,saber o que a cidade que vc vai oferece..mas o mais gostoso é se deixar levar pela cidade..principalmente se tem crianças na jogada!!!
    é isso ae!
    bjs!!;-)

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  3. Carlos,
    é uma pena o que tenha acontecido! Sites como o Booking.com são plataformas online que apresentam em um único lugar várias opções de hotéis no destino que você procura. A partir do momento em que você contrata o serviço de um hotel, a relação jurídica é estabelecida com o hotel. O site é apenas um intermediário. E essa informação costuma estar explícita num link chamado Termos e Condições do site. O que o site também costuma disponibilizar são comentários e notas para os hotéis para ajudar na escolha do mesmo. E geralmente os preços das diárias não incluem impostos. Obrigada por dividir sua experiência com a gente e ajudar a alertar o pessoal! Saludos cordiales para o Theomar (eu não o conheço!).
    abraço.



    Oi, Mãe Mochileiraaaaaa!!!
    um beijo!!!

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  4. Olá Carlos, esse seu comentário me intrigou muito, porque desconheço a informação de que estrangeiros com passaporte não pagam IVA. Você teria como me informar a fonte?

    Resido na Argentina e sou proprietária de um hotel aqui, o Querido, por isso a questão me interessa mais que o normal. Nos últimos dias pesquisei bastante sobre o tema, para poder trazer a você uma resposta esclarecedora. Mas antes, gostaria de falar sobre outros pontos relatados por você:

    - cartão para garantir reserva: pelo que você conta, eles erraram sim em lançar a cobrança no cartão. No nosso hotel, também pedimos os dados do cartão do cliente, apenas para garantia em caso de cancelamento ou no-show. Se o cancelamento for feito faltando menos de 15 dias para a reserva ou se o cliente simplesmente não aparecer no dia reservado, aí sim, a cobrança é feita no cartão de crédito.
    - sobre a responsabilidade ou não do site Booking.com, tenho que dizer que, nesse caso, realmente não podem fazer nada: ao fazer a reserva, o seu contrato é com o hotel em questão e não com o site, que nesse caso é apenas o meio.

    Agora sobre o IVA, vamos lá:
    - Geralmente, os preços das diárias anunciadas não incluem impostos e se divulga preço $X + IVA.
    - A Argentina tem um sistema de REEMBOLSO do IVA para turistas estrangeiros que comprem produtos tributáveis fabricados no país. É o conhecido TAX FREE.
    - Ainda assim, isso não se aplica a todos os comércios, já que o comerciante pode escolher estar ou não aderido ao sistema de TAX FREE, oferecendo uma vantagem para o seu cliente. Os comerciantes não estão obrigados a fazer parte do tax free.
    - Quem paga o reembolso ao cliente é o sistema Global Refund e não a loja/comércio que emitiu o ticket de reembolso. Se você compra uma mercadoria de 100 pesos (iva embutido no preço) em uma loja, você pagará à loja os 100 pesos. OU seja, pagará o IVA. Se a loja tem Tax Free, você vai receber o ticket de reembolso e, no aeroporto, na sua saída da Argentina, você poderá trocar o ticket pelo reembolso do IVA. Mais informações: www.globalrefund.com
    - A compra mínima para receber o Tax Free deve ser superior a 70 pesos.
    - O reembolso geralmente é feito em espécie somente na moeda local (pesos) ou pode ser depositado na sua conta, em Reais.

    - O Tax Free é para PRODUTOS produzidos no país e não para prestação de serviços nem para produtos importados.

    Pesquisei sobre a cobrança do IVA na prestação de serviços de hotelaria e achei o seguinte:
    1. 25 406 A lei promulgada em 2001/03/07 acrescentou um parágrafo (sétimo) do referido artigo 43 da lei do IVA, que consagra o reembolso do IVA aos turistas estrangeiros a ser cobrado para os serviços de hotéis, pousadas, pensões, residenciais, motéis, acampamentos, apart-hotéis e similares. Esta nova norma contém algumas limitações e ampliações do seu âmbito: O referido reembolso para os serviços de hotelaria é limitado aos casos em que o serviço é prestado por hotéis localizados nos estados argentinos com fronteiras internacionais.
    2. Os estados seriam: Catamarca, Formosa, Entre Rios, San Juan, Santa Cruz, Misiones, Corrientes, Salta, La Rioja, Chubut, Jujuy, Neuquén, Mendoza, Rio Negro e Chaco. Os estados de Tierra del Fuego e Buenos Aires estão excluídos da possibilidade de ofrecer este incentivo aos turistas estrangeiros.
    3. A lei completa está aqui: http://biblioteca.afip.gob.ar/gateway.dll/Normas/Leyes/%20iva/tor_c_020631_1997_03_26.xml#articulo_0043

    Gostaria de saber a sua fonte, porque procurei e não encontrei nada que garanta não pagamento do IVA por turistas estrangeiros portando passaporte.
    Espero ter ajudado,
    Mariana

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  5. Fernanda, desculpa, nem pedi licenca e lancei esse mega comment aqui no seu blog. Mas melhor dar a resposta completa, pro pessoal nao ficar com duvidas... Obrigada, ta?

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  6. Oi, Mariana.
    eu que agradeço por esclarecer o assunto pra gente!
    bj

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