Dicas de Buenos Aires para crianças!

Ideias de programas e compras para quem está na cidade com crianças.

domingo, 2 de maio de 2010

Domingo de trem pela costa


A decisão: Domingo, céu azul, sol, 22 graus. Perfeito para um dia no Delta! Colocamos as crianças debaixo do braço e fomos a Tigre. Desta vez, pelo Tren de la Costa, que existe desde 1800 e foi recuperado recentemente. No fim de semana, sai a cada meia hora. Ida e volta custam 24 pesos para turista e 14 para residentes, um hábito local de cobrar mais de quem vem de fora.

A ida: A viagem começa pela estação Maipu, em Olivos, onde é possível fazer a trasferência se você vier no trem que sai de Retiro, no centro de Buenos Aires. Até o Delta são dez estações. Ao todo 15 km em uma viagem que dura 25 minutos. Nos domingos, costuma ficar cheio e você pode ter que ir em pé. Ou então talvez seja melhor ir num sábado. O vagão parece o de um metrô, não é muito novo, mas tem ar condicionado, é limpo e tem espaço para quem leva carrinho. O percurso é agradável, algumas estações são bonitinhas e bem cuidadas. Outras nem tanto. San Isidro e Barrancas são estações que podem valer uma descida. Mas na ida sugiro ir direto a Delta.

O barco: O trem para em frente ao Parque de la Costa, um parque de diversões apinhado de gente. Mas os meninos ficaram tão animados quando viram o parque que a gente encarou a fila da bilheteria. Até que a moça avisou que seriam duas horas de espera em cada brinquedo. Adorei ela! Claro que desistimos. Optamos por um passeio de barco nos rios Tigre e Lujan. Em vez do grande catamarã, um barco menor (foto), mais perto da água e com a emoção de balançar com as ondas das lanchas que passavam. Às margens dos canais, muitas casas, ancoradouros, pessoas acenando, caiaques... enfim, muito movimento para prender a atenção dos pequenos marinheiros. Mami neurótica aqui reparou que tinha salva-vidas no teto! Passeio de uma hora, na medida, pois terminou assim que começaram a querer reclamar.

O almoço: Depois do barco, o almoço. O Paseo Victorica é o centro turístico do lugar com um restaurante ao lado do outro. Engarrafamento na rua e nenhum táxi à vista. O jeito é caminhar uns 20 minutos até lá. E se você aguentar andar um pouco mais, sugiro um almoço no Il Novo María Luján del Tigre, no Paseo Victorica 611, de comida variada com vista para o rio. Deixe a sobremesa para a sorveteria Vía Toscana, do outro lado da rua. Depois do sorvete, um remis por telefone para voltar para a estação de trem. O motorista explicou que domingo é sempre assim. A cidade fica muito cheia. E por isso pode ser melhor repetir o programa em outro dia da semana. 

A volta: O retorno foi agradável. Todos sentadinhos bonitinhos no vagão, mais vazio e fresco. Em Barrancas (foto), uma feirinha de antiguidades que funciona nos fins de semana de 10h às 19h30, e onde encontramos vitrola e discos de vinil de quando mamãe e papai eram pequenos, garrafinhas de coca-cola, prato de sopa com o desenho da Xuxa (??) e... carrinhos de matchbox iguaizinhos aos do dindo!!! Engraçado que não me sinto tão velha a ponto de ver pedaços da minha infância numa feira de antiguidades. Ou talvez as feiras de antiguidades não estejam tão antigas assim.

Do outro lado da estação de Barrancas, o café que faltava para encerrar o programa (foto). E aí pegamos o trem de novo de volta para casa. Ficamos exaustos sim. Mas os meninos adoraram! E antes de concluir esse post, grito para os dois que estão prontos para dormir:

- Quem gostou do programa de hoje?    

- Eu!, disse um

- Eu!, disse a outra.

- E do que vocês mais gostaram? - perguntei de novo.

- De andar de barco! - respondeu ele.

- De andar de trem! - disse ela.

E eu aqui, em pensamento, agradeço novamente à moça da bilheteria do parque de diversões pelo domingo que tivemos!

Fotos: de Buenos Aires para Niños

11 comentários:

  1. Que lindo deve ter sido esse passeio. Como eu gostaria de estar curtindo isso tudo com essa familia linda. E que fotos!!!!
    Bjs vó.

    ResponderExcluir
  2. Ah, foi bem legal! Gostou das fotos??? É da equipe do blog! rsrsrs
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, nao sei se voce vai lembrar de mim. Eu trabalhei em Brasilia na mesma epoca que voce (eu trabalhava na Reuters).
    Achei o seu blog e estou encantada. Eu tenho um filho de 11 meses e, como meu marido e peruano, fico atras de musicas e livros em espanhol. Dei uma fucada no blog e estou amando suas dicas de livrinhos e CDs. Meu marido vai muito a BsAs a trabalho, entao ja estou fazendo minha listinha de encomendas!
    Vou voltar sempre. Ganhou uma leitora assidua.
    Beijos,
    Nathalia (Jabur)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nathalia!!
    Claro que lembro de você!!! Das nossas esperas intermináveis pelas entrevistas nos ministérios... Que lindo filho!!! Quando vier para Buenos Aires vamos nos encontrar!!! Volte sempre sim. Ah, e vire seguidora do blog também!!!
    beijos,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  5. adorei todas as dicas, nos tbm so fizemos o passeio de barco , a Luisa cobra o e trem , adoro esse blog beijosssssss

    ResponderExcluir
  6. Oi, Michelly!!!
    o trem é bem tranquilo! Ela vai adorar!
    besitos!!!

    ResponderExcluir
  7. vamos hoje no projeto saci ?????????como e????????

    ResponderExcluir
  8. Michelly,
    vale muito conhecer a La Nube, uma biblioteca de livros infantis. Tem um espaço com a biblioteca do Saci, com livros em português para crianças e até para adultos. Depois tem o encontro com as amigas do saci, que são muito simpáticas e prendem muito a atenção dos pequenos com brincadeiras da cultura brasileiras e histórias em português. Tem que confirmar presença por e-mail porque rola um lanchinho para os pequenos. Depois me conta!!!!
    bjs.

    ResponderExcluir
  9. Ah, NÃO suspende a atividade do saci-pererê se chover. portanto, é um bom programa para esse sábado feioso.

    ResponderExcluir
  10. bom eu nao sabia o endereco....kkkksou pessima!mas fui ao teatro e comprei para amanha um show do luis pesceti ele é muito bom!!!!!!e semana que vem bella e a fera...beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei a dica! Vamos fazer esse passeio e o Temaikén no dia seguinte porque pelo visto vocês adoraram o temaikén e meu filho adora bichinhos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails