Dicas de Buenos Aires para crianças!

Ideias de programas e compras para quem está na cidade com crianças.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Malba: o olhar dos pequenos sobre grandes obras


Não acho que museus devem ser riscados da lista de programas de quem viaja com criança. Ao contrário, acho que é válido mostrar coisas diferentes, até porque a gente pode se surpreender com a reação dos pequenos. Por exemplo, é engraçado ver que o seu filho tem uma opinião própria sobre o auto-retrato de Frida Kahlo. "Ih, que mulher feia!" O Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Malba), na Avenida Figueroa Alcorta 3415, tem uma coleção permanente com obras que chamam a atenção das crianças. É lá que está o Abaporu (em tupi-guarani significa o homem que come), da Tarsila do Amaral, comprada por US$ 1,5 milhão pelo colecionador argentino Eduardo Costantini, fundador do museu. É um quadro que, sem dúvida, as crianças param para olhar.

Algumas se identificam com o bebê que usa mamadeira na tela Os viúvos do colombiano Fernando Botero, e arregalam os olhos ao encontrar as obras Manifestación e La Gran Tentación do argentino Antonio Berni. A obra Un habitat para um pez, que tem um aquário com um peixinho de verdade, e a Skater, um bicho de espuma em um skate dos Power Rangers, são outras que despertam olhares curiosos. Atenção: não há cordinhas separando o público da obra, portanto, tem que ter cuidado com demonstrações mais efusivas de contentamento, ou seja, evitar dedinhos nos quadros!!! Esse seria um momentinho tenso do programa.

Não deixe de mostrar o banco espaguetis, que faz parte da exposição Enremaderas, no Malba até março de 2010. Suas ramificações invadem as varandas e vão para o outro andar, formando um outro banco. "Uau!"  

O museu fecha às terças. Aos domingos oferece visitas guiadas para crianças de 4 a 10 anos, acompanhadas por um adulto. O percurso termina com uma oficina para os pequenos realizarem suas próprias obras. As entradas são limitadas e começam a ser vendidas a partir do meio-dia. A visita começa às cinco da tarde.  

Fotos: de Buenos Aires para Niños

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails