Dicas de Buenos Aires para crianças!

Ideias de programas e compras para quem está na cidade com crianças.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Qué te pasa, Buenos Aires?

As férias escolares em Buenos Aires foram antecipadas do dia 17 para o próximo dia 6 por causa do avanço da nova gripe no país. Na cidade, foi declarada emergência sanitária. Hoje o La Nacion traz um quadro com perguntas e respostas sobre a doença. Uma das recomendações das autoridades é o isolamento domiciliar, tanto para doentes como para pessoas que estão bem de saúde. Agora alguém me explica o que a gente faz com as crianças saudáveis durante um mês dentro de casa??? Outra matéria diz que empresários e economistas acreditam que a nova gripe poderá piorar ainda mais a economia por causa do “efeito medo”, que eu conheço muito bem. Restaurantes, cinemas, teatros, shoppings e até supermercados terão o desempenho afetado. O turismo é o setor que certamente sofrerá mais com a gripe em julho. A Associação Argentina de Agências de Viagens e Turismo diz que os estrangeiros estão vindo a conta-gotas.

Nas missas, sacerdotes foram orientados a suspender a saudação de paz e a dar a comunhão na mão e não na boca. Sugerem ainda que os fiéis mantenham uma certa distância uns dos outros nos bancos. A agenda esportiva também deverá ser alterada nos próximos dias. Supermercados avaliam restringir a entrada de pessoas nas horas de pico. Cinemas e teatros é que afirmam que manterão a programação, pelo menos enquanto o governo não proibir, o que parece que não vai acontecer. O governo diz que não pode cercear a liberdade das pessoas. Pede que todos tenham bom senso. Quem está doente não deve frenquentar lugares com grande concentração de pessoas e coisa e tal.

Os médicos também dizem para levar uma vida normal, na medida do possível, e usar o bom senso. Eu realmente não sei muito bem o que isso significa. Você há de convir que o bom senso de uma mãe fica um pouco avariado numa hora dessas. Está difícil achar álcool em gel nas farmácias e o meu está acabando. É que sou daquelas velhas adeptas do álcool em gel na bolsa. O tal Tamiflu passará a ser vendido exclusivamente sob receita. Amigos querem saber como está a vida aqui. Alguns pedem conselhos sobre se devem vir. As informações estão aí. Cabe a cada um tomar a sua própria decisão e avaliar se vale o risco.

Por aqui, lavamos as mãos assim que chegamos da rua, e muitas outras vezes ao dia. As visitas são instadas a fazer o mesmo. Na rua, as pessoas continuam levando a vida… espirrando e tossindo. A diferença são os olhares que se fixam no infeliz. Outro dia segurei um espirro até sair do supermercado. As pessoas estão constrangidas de espirrar e tossir. Vamos combinar também que tapar a boca com a mão é quase um reflexo. Mas recomendam usar o cotovelo. Outro dia fiz isso no carro e não deu muito certo. Temos que mudar todo um hábito de tudo. Tá esquisito.

Ah, mais uma informação: a previsão é de que a doença chegue ao pico nas próximas semanas. 

2 comentários:

  1. Muiittto bom esse seu comentário!! Buenos Aires foi sitiada pela gripe. Quem diria que os agrandados argentinos ficariam tão assustados com um espirro.

    Saudações

    Abigail Andrade - Umarama - PR

    ResponderExcluir
  2. você quer participarajudar ou trocar informações este é o nosso lugar. http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27589269 Maes &Pais Brasileiro en Bs.AS Participe

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails