As férias escolares em Buenos Aires foram antecipadas do dia 17 para o próximo dia 6 por causa do avanço da nova gripe no país. Na cidade, foi declarada emergência sanitária. Hoje o La Nacion traz um quadro com perguntas e respostas sobre a doença. Uma das recomendações das autoridades é o isolamento domiciliar, tanto para doentes como para pessoas que estão bem de saúde. Agora alguém me explica o que a gente faz com as crianças saudáveis durante um mês dentro de casa??? Outra matéria diz que empresários e economistas acreditam que a nova gripe poderá piorar ainda mais a economia por causa do “efeito medo”, que eu conheço muito bem. Restaurantes, cinemas, teatros, shoppings e até supermercados terão o desempenho afetado. O turismo é o setor que certamente sofrerá mais com a gripe em julho. A Associação Argentina de Agências de Viagens e Turismo diz que os estrangeiros estão vindo a conta-gotas.
Nas missas, sacerdotes foram orientados a suspender a saudação de paz e a dar a comunhão na mão e não na boca. Sugerem ainda que os fiéis mantenham uma certa distância uns dos outros nos bancos. A agenda esportiva também deverá ser alterada nos próximos dias. Supermercados avaliam restringir a entrada de pessoas nas horas de pico. Cinemas e teatros é que afirmam que manterão a programação, pelo menos enquanto o governo não proibir, o que parece que não vai acontecer. O governo diz que não pode cercear a liberdade das pessoas. Pede que todos tenham bom senso. Quem está doente não deve frenquentar lugares com grande concentração de pessoas e coisa e tal.
Os médicos também dizem para levar uma vida normal, na medida do possível, e usar o bom senso. Eu realmente não sei muito bem o que isso significa. Você há de convir que o bom senso de uma mãe fica um pouco avariado numa hora dessas. Está difícil achar álcool em gel nas farmácias e o meu está acabando. É que sou daquelas velhas adeptas do álcool em gel na bolsa. O tal Tamiflu passará a ser vendido exclusivamente sob receita. Amigos querem saber como está a vida aqui. Alguns pedem conselhos sobre se devem vir. As informações estão aí. Cabe a cada um tomar a sua própria decisão e avaliar se vale o risco.
Por aqui, lavamos as mãos assim que chegamos da rua, e muitas outras vezes ao dia. As visitas são instadas a fazer o mesmo. Na rua, as pessoas continuam levando a vida… espirrando e tossindo. A diferença são os olhares que se fixam no infeliz. Outro dia segurei um espirro até sair do supermercado. As pessoas estão constrangidas de espirrar e tossir. Vamos combinar também que tapar a boca com a mão é quase um reflexo. Mas recomendam usar o cotovelo. Outro dia fiz isso no carro e não deu muito certo. Temos que mudar todo um hábito de tudo. Tá esquisito.
Ah, mais uma informação: a previsão é de que a doença chegue ao pico nas próximas semanas.
Muiittto bom esse seu comentário!! Buenos Aires foi sitiada pela gripe. Quem diria que os agrandados argentinos ficariam tão assustados com um espirro.
ResponderExcluirSaudações
Abigail Andrade - Umarama - PR
você quer participarajudar ou trocar informações este é o nosso lugar. http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27589269 Maes &Pais Brasileiro en Bs.AS Participe
ResponderExcluir