Dicas de Buenos Aires para crianças!

Ideias de programas e compras para quem está na cidade com crianças.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ideias para não enlouquecer nas férias!

Começou hoje oficialmente o recesso escolar forçado em Buenos Aires por causa do avanço da gripe A no país. Na minha casa começou na semana passada, logo depois das eleições. E estava relativamente fácil administrar o ócio dos pequenos. Com dias lindos de sol, céu azul e sem vento, tínhamos parques, praças e clube. Mas hoje, para colocar à prova ainda mais a minha resistência, vieram a chuva e o céu cinza.

Resolvi ler uma mensagem que me chegou há uns dias com um texto assinado pela psicóloga Adriana Penerini, especialista em Maternidade, Paternidade e Criança, autora do livro La aventura de ser mamá, e coordenadora das atividades de Bebé a Bordo (www.bebeabordo.com.ar).

Adriana oferece boas sugestões para combater o ócio das crianças dentro de casa. Divido algumas delas aqui, com breves observações minhas, apenas para incrementar um pouco a lista de opções:

  • Cozinhar em casa: recuperar receitas familiares, ler sobre os alimentos, mostrar que as pizzas não saem das motos,… (Eu já sou um fracasso na cozinha quando estou sozinha, imagina com criança junto!!! Adaptei a ideia e coloquei todos quietinhos sentados à mesa e desenhando, enquanto eu desafiava uma smashed potato, minha variação para a batata cozida que desmanchou. Achei mais seguro para todos!!!)
  • Comprar em feiras do bairro: aumenta o vocabulário das crianças quando escutam a gente fazendo o pedido ao feirante (uma ótima dica para dias sem chuva, o que não é o caso de hoje. Mas ficará registrado para depois).  
  • Reservar um tempo para ler juntos: desligue tv e rádio, coloque vários livros sobre a mesa e peça para as crianças escolherem um. Depois converse sobre essa escolha. (A-do-rei! Fácil de fazer e as crianças adoram. Prepare-se para ler a história depois).
  • Ver fotos: ordenar as fotos. (Dá certo quando não há nenhum pequeno amassador de fotos. Relembrar histórias com fotos no computador pode ser legal também. A intenção aqui deve ser interagir e relembrar bons momentos, não?!)
  • Escrever: vale de tudo até lista de supermercado e cartas para amigos. (Muito bom! Pra quem está aprendendo a escrever é um ótimo treino!)
  • Fazer uma horta própria: na varanda. (É uma boa ideia. Mas tem que comprar as sementes. Requer um preparo. Inviável para hoje. Fica pra depois).
  • Reciclar: pintura, gesso,…(Eu gosto de usar garrafas de água vazias. Viram jogo de boliche ou, quando amarradas, mesinha para as bonecas. Tem sempre mais garrafa chegando!).
Ai, por falar em garrafa, acabo de me dar conta de que a água está acabando!!!

2 comentários:

  1. Fe, imagino o quanto deve estar sendo um desafio esses dias de férias, sem poder sair de casa. Mas, acho que você vai tirar de letra. Boa sorte! E seu blog está cada dia melhor. bj. Sandra Manfrini

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails