Dicas de Buenos Aires para crianças!

Ideias de programas e compras para quem está na cidade com crianças.

domingo, 27 de junho de 2010

República de los Niños em La Plata

"Main Street" com castelos, palácios, capela e edifícios públicos em pequena escala.

Na granja, com bode, pônei, coelho, galinha, patos, penas... e oficina para fazer brioches.

Na réplica do Taj Mahal está o Museu Internacional de Bonecos.

Um passeio de trem mostra o que o ficará para a próxima!

Na praça central, peças de teatro à tarde a cada 45 minutos nos fins de semana e feriados. Uma boa pedida para encerrar o programa!

Dizem que Walt Disney teria se inspirado nesse parque para fazer a Disneylândia três anos depois. Dizem. Aqui você não encontra o Mickey Mouse nem o Pateta. Mas pode topar com uma estátua da Manuelita ou do Patoruzú, personagens da infância argentina. A República de los Niños fica em La Plata, a 55km de Buenos Aires. Foi inaugurada em 1951 pelo então presidente Juan Domingo Perón para entreter as crianças e oferecer a elas um espaço onde pudessem aprender um pouco de cultura cívica e conhecer o funcionamento das instituições básicas de um país democrático. O parque, mantido pela municipalidade de La Plata, foi declarado Monumento Histórico Nacional em 2001, e está bem conservado. Paga-se cinco pesos para entrar e deixar o carro no grande estacionamento. Tudo organizado. Um bom programa de domingo de céu azul para quem mora aqui e procura alguma coisa diferente para fazer fora da cidade. As crianças adoram!

A entrada é pela parte urbana. Numa espécie de Main Street você encontra palácios, castelos, igreja, edifícios públicos em tamanho menor, uma loja de comida rápida, sorveteria, kiosco com bobagens para lambiscar, como chocolates e alfajor, e carrocinhas de pipoca.

Na praça principal, onde seu programa começa e termina, há peças de teatro ao ar livre a cada 45 minutos à tarde nos fins de semana e feriados. Ali está a Casa de Governo com janelas góticas, torres e mirantes; o Banco Municipal Infantil, que é uma réplica do Palácio Ducal de Veneza; a capela com missa aos domingos; e o Palácio da Cultura, feito em semelhança ao Taj Mahal da Índia, onde está o Museu Internacional do Boneco. Uma exposição que pode ser percorrida em alguns minutos com bonecos de vários países e uma baiana representando o Brasil. Mais adiante, ainda na parte urbana, em torno da Plaza de las Américas, está a Legislatura inspirada no Parlamento inglês, com Câmara dos Deputados e Senadores do Governo Infantil da República, e Palácio da Justiça.

Minha sugestão é seguir direto para a granja. Sim, com direito a lhama solta debaixo do escorregador, que eu pensei que estava empalhada, não fosse o fato de o bicho estar mastigando sem parar. Galinhas e patos cruzam seu caminho, uma aventura e tanto para pessoas urbanas. A comida que você recebe na entrada da granja pode ser oferecida para o bode, os patos e outros bichinhos. Nos fins de semana, não perca ali mesmo a oficina de ordenhar e a de fabricar pão. Depois de preparar a sua gostosura, faça hora no parque de diversões em frente, com bate-bate, carrossel, trem-fantasma, e outros brinquedos tradicionais desse tipo de parque. Meia hora depois volte para buscar o pão pronto. É uma animação só!

Tem ainda um passeio de trem de época bem básico que percorre o parque todo. Geralmente tem fila e quanto mais tarde, maior a fila. A volta é rápida e aí você descobre que tem ainda um barco para passear no lago, quadras de esporte para bater uma bolinha, e uma grande área verde para um piquenique. Não é possível parar nas estações, que têm nomes atrativos como Polegarzinha, Peter Pan e Chapeuzinho Vermelho. Mas não se iluda porque é só o nome numa placa. Não tem nada que remeta aos personagens de Disney. Um aviso básico de amiga para quem resolve encarar a fila e depois se frustra porque não viu a Branca de Neve.

Para chegar à República de los Niños, pegue a Autopista Buenos Aires-La Plata. Pode ir de trem desde a Plaza Constitución (li por aí que o estado do trem não é lá essas coisas) ou em micro desde o Terminal de Retiro. O parque fica no caminho Gral. Belgrano y 501, na localidade de Gonnet. É um programa indicado durante o ano inteiro para dias de tempo bom. Veja aqui na página do parque os horários das atividades e as peças do próximo fim de semana.

Fotos: de Buenos Aires para Niños

14 comentários:

  1. Que ótimo este programa!
    VC recomendaria para quem vai passar 5 dias em BSAS...ou fica um pouco longe...

    ResponderExcluir
  2. Kamila,
    acho que fica longe. Eu até escrevi que seria para quem mora na cidade e busca alguma coisa diferente pro fim de semana, porque é mais fácil ir de carro. Diferente do Temaikén, que o ônibus deixa bem na porta. Esse, sim, eu indicaria. Mas é programa para um dia inteiro. Avalie, porque em um dia você faz muita coisa na cidade.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Otima dica! Acho super valido para quem ja conhece ou vai seguido, pois foge dos rpgramas da cidade. bjs

    ResponderExcluir
  4. Esse vai pra minha pastinha de passeios com Tomás, olha que ela já está tão cheia que será preciso duas viagens pra cumprir o cronograma! abraços!! Renata Rodriguez

    ResponderExcluir
  5. Fer, que maravilha deve ser esse passeio!

    Acabei de ficar confusa! A República de los niños não tem nada a ver com a Ciudad de los niños, né? Fiquei bem frustrada com o fato de essa maravilha ser a 55km da cidade.

    Vou passar 7 dias e ainda assim, acho que não vai compensar!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dani.
    sim, parece que a República de los Niños também é chamada assim. Se for a primeira que estiver na cidade, recomendo deixar o programa para a próxima. Tem muita coisa para fazer por aqui.
    bj

    ResponderExcluir
  7. Que delicia. Deve ser um programa muito legal!

    Adorei a dica.

    beijos

    Pati

    http://coisasdemae.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Fernanda,sou leitura assídua do seu blog,embora nunca tenha comentado. É realmente um tesouro pra quem viaja com criançase sempre o recomendo!

    Já estive várias vezes em Buenos Aires, as últimas com meu filho de dois anos e meio,sempre por bastante tempo (15 dias).

    Vc mencionou no post que é possível chegar a esse parque de trem ou micro tb.Nesse caso,é porta-a-porta, ou o trasporte para na cidade e de lá pegamos outro transporte?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Silvia.
    que bom que gosta do blog! Nós fomos de carro e paramos no estacionamento perto da rua dos prédios. Deixo um link para um site com uma matéria de uma família que foi de trem. Disseram que o estado do trem é lamentável. Mas deixa a quatro quadras da entrada do parque. No entanto, o estacionamento é grande. Tem que caminhar mais um pouco desde a entrada do parque até a chegada às atrações propriamente ditas.

    http://www.midnightsoret.com.ar/viajes/undia/republica122007/index.html

    bj

    ResponderExcluir
  10. Fernanda,muito obrigada por sua atenção.

    ResponderExcluir
  11. Que maravilha!!! Estava justamente querendo is para La Plata, mas com receio de não ter nada para fazer com o filhote (vamos visitar uns parentes e ainda não conheço lá!) Muuuuuuito obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  12. Ah! Você conhece dica de hotel legal em La Plata? Não queria ficar na casa da tia....

    ResponderExcluir
  13. Oi, Daniela.
    em La Plata tem ainda um zoológico e o Museo de Ciências Naturais, que é bem grande e muito bacana. Não tenho dica de hotel! Sorry!
    bjs.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails