Dicas de Buenos Aires para crianças!

Ideias de programas e compras para quem está na cidade com crianças.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cooperativa de comida caseira


Já pensou comer comida caseira variada durante a semana e só ter que entrar na cozinha uma vez para fazer apenas um prato? Essa é a ideia das cooperativas de comida caseira, que estão na moda em Nova York, segundo o La Nacion. Funciona assim: um grupo de pessoas que moram perto umas das outras se junta e define o que cada uma vai fazer. Depois, todas se reúnem e trocam os pratos. Você cozinha apenas um tipo de comida. Embala bonitinho, separa uma parte para você e troca o resto por outras comidas do grupo. As pessoas se comprometem a usar ingredientes de qualidade e a fazer comida gostosa, claro! Portanto, não vale gororoba. Quem oferece um hamburguer feito de qualquer jeito corre o risco de ser defenestrado do grupo.

As porções também são feitas de acordo com a quantidade de adultos e crianças que fazem parte da família dos integrantes da cooperativa. A hora da troca pode ser motivo para uma ocasião social. O anfitrião da vez oferece belisquetes, enquanto rola o papo sobre novas receitas ou detalhes da comida que prepararam. A economia não vem na lista do supermercado, mas com a menor quantidade de saídas para comer fora e de pedidos de delivery. O livro Dinner at your door, de Alex Davis, Diana Ellis e Andy Remeis, da Gibbs Smiths, traz receitas para cooperativas e um guia prático para começar e manter o grupo. A matéria completa do La Nacion você lê aqui .

Achei a ideia ótima para expatriadas com filhos pequenos que não têm ajuda em casa e não podem terceirizar o preparo de todo dia do almoço e do jantar. Você passa menos tempo na cozinha, varia o cardápio e o tempero. Também pode ser uma boa opção para amigas que de uma hora para outra ficaram sem ajudante. Eu não sei se sobreviveria em algum grupo por muito tempo porque meus conhecimentos de culinária são limitados. Mas, por las dudas, eu faço feijão pretoooo! Pedi primeiroooo!

Foto: da web

8 comentários:

  1. Fernanda!!
    eu posso fazer um estrogonofe (nao é lá muito brasileiro, mas eu nunca vi por aqui)!

    adorei a idéia!!

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Carol!
    feijão preto com estrogonofe? Acho que precisamos aumentar esse grupo!!! rsrsrsrs
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. achei o maximo!

    Nunca tinha ouvido falar.

    Vou procurar saber....

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu já acompanho o seu BAParaNiños! :-) Quem me recomendou foi a Ana Paula Brasil - que, como eu, trabalha com o Lannoy... Mundo pequeno! Quando eu morava em NY, também fazia algo parecido com o que você faz lindamente nesse blog. Comprovar que Buenos Aires é, sim, perfeita também para crianças! Parabéns e um beijo, Cristiana.

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda,
    ... aprendi a fazer feijão preto e arroz em Janeiro. Portanto, entro com o arroz e já teremos um bom arroz com feijão e o estrogonofe (esse eu não acerto...devo ter algum bloqueio) Vamos aumentar esse grupo ,afinal a semana é longa !
    Acheia a idéia "Dinner at your door" bem legal!Beijão, Eva.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Paula.
    se vc testar essa ideia e der certo, conta aqui pra gente!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cristiana.
    que legal! Mundo muito pequeno! Parabéns pelo cariocakids.blogspot.com! Eu fico daqui matando as saudades e guardando dicas para as férias.
    bj

    ResponderExcluir
  8. Evaaaa!
    um bom arroz é tudo! O meu arroz é o da caixa amarela, que dizem que não gruda, mas o meu sempre dá um jeito de grudar. Acho que coloco muita água com medo de pegar no fundo da panela! Precisamos do seu arroz!
    bj

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails