Dicas de Buenos Aires para crianças!

Ideias de programas e compras para quem está na cidade com crianças.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O eñe é gente? E os nossos acentos?

Sabe a letra n com o til encima? Chama-se eñe, ou enhe. E ela também é gente. Quem pede pra avisar é a María Elena Walsh, a mesma que escreveu várias cantigas para crianças. Tem um texto dela que pede pra avisar o mundo inteiro pela internet. Ela lamenta que já tiraram os pontos de interrogação e exclamação no início das frases e que a letra com seu gracioso cabelinho foi substituída pelo # no teclado. E mais, cita Fernando Pessoa, que disse que ortografia também é gente. Então chegou a hora de falar o que estava me incomodando há um tempo. Eu estou tentando respeitar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Mas está um pouco difícil. Eu me forço todas as vezes para retirar o agudo dos ditongos abertos EI e OI das paroxítonas. Colocá-los era quase automático. Por isso, vc não vê mais acento na palavra "ideia". E eu acabo de devolver o acento para a palavra herói, que erradamente tinha subtraído na nota referente ao San Martín. Custa-me também deixar de fora o acento diferencial de algumas palavras. Insisti em deixá-lo na nota sobre a sacada de minha amiga, em que falei "pára tudo", mas depois bateu a culpa, editei e tirei. Tinha sido teimosia pura da minha parte. Não queria tirar esse aí e pronto. O diferencial da terceira pessoa do singular do verbo ter continua e eu tinha tirado de um monte de notas no embalo, mas agora me dei conta, edito esta nota e reponho correndo nas demais. Ai, que confusão! E os hífens? Levanta o dedo quem nunca empacou por causa desses terríveis tracinhos! 

Atualizada em 21/10/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails