Dicas de Buenos Aires para crianças!

Ideias de programas e compras para quem está na cidade com crianças.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Punta del Este com os pequenos



Punta del Este é um charmoso balneário do Uruguai e, apesar de ser conhecido pelas festas com artistas internacionais, o lugar também pode ser um simpático programa para uns dias de férias com as crianças. 

De Buenos Aires é possível ir direto de avião até Punta. Ou então pegue o barco, o Buquebus, até Montevidéu, e aí vá de carro até a praia, o que nos parece muito mais animado. A viagem de barco é tranquila, num grande barco fechado, com lanchonete e free-shop. A chegada de carro ao balneário por Punta Ballena nos brinda com uma vista maravilhosa da cidade. Logo à direita, passe pela Casapueblo, uma construção com estilo mediterrâneo feita manualmente pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró. Seguindo em frente, você chega na Praia Mansa, com águas tranquilas do Rio de La Plata e um fascinante pôr do sol, como registrei nessa foto aí de cima. Do outro lado da península, está a Praia Brava, com uma faixa de areia muito maior e a tal escultura da mão, uma atração para as crianças. Essa praia é banhada pelo Oceano Atlântico e, dizem, a água é um pouco mais gelada do que a da Mansa. Aliás, dizem que a água fica um pouco mais quente em fevereiro e março. Leve casaco para os pequenos porque às vezes venta à tarde.

Como alternativa à praia tem o Museu do Mar, em La Barra. Pequeno, mas fofo e bem interessante. Logo na entrada um quadro mostra o tempo de decomposição do lixo que é encontrado no mar. Entre as atrações, uma sala de piratas e um espaço para as crianças desenharem. Programinha gostoso! A chegada a La Barra pela ponte de corcovas é uma curtição para eles. Antes da ponte, você pode pegar o caminho para o El Jaguel. É um parque público, com árvores e brinquedos simples de madeira, mas que podem divertir os pequenos durante uma tarde de sol forte. A uns 15 minutos de Punta, a fazenda Lapataia é outro programa legal para as crianças. Além de comer o delicioso doce de leite Lapataia, os pequenos podem conhecer a fábrica, ordenhar vacas, amamentar animais, passear de trenzinho e muito mais. Sugiro, antes de se despencar até lá, telefonar para saber sobre os horários dessas atividades porque, quando chove, cancelam tudo. Lá tem loja para comprar doce de leite, lanchonete para um café com panquecas com doce de leite, claro, e um restaurante com uma comidinha honesta. Programinha completo! E se você é daquelas que passeia de carro para o pequeno dormir um pouco, aproveite para ir bem devagar apreciando as casas sem cerca e de diferentes estilos de arquitetura.

Comer em Punta é, em geral, bem caro.  Mas há muitas opções de restaurantes para vários gostos e bolsos. Na rua Gorlero, onde rola o bochincho, você encontra de tudo, como pizzas, panchos da La Pasiva (o pãozinho simpático com salsicha), pastas, fast-food... Prove churros com doce de leite do Manolo, que fica na calle 29 e quando abre à tarde fica bem cheio. Na calle 20, esq 28, tem o Los Caracoles, um bom restaurante para almoçar ou jantar comidinha básica com as crianças. Perto dali, no Les Dèlices, uma confeitaria com muitas coisas gostosas, você pode oferecer aos pequenos sanduíches e sucos servidos em jarrinhas. Não pense que escapará da sobremesa, pois uma vitrine de doces com a cara ótima te encara o tempo inteiro. Depois do doce, salgado de novo: a conta. No porto, há também muitos lugares para comer. Mas não deixe de ir na ruta 10 em La Barra. Um lugar legal para almoçar lá é o Baby Gouda, um restaurante com estilo meio indiano, comida gostosa, vista fantástica, e menu infantil que foge da milesanesa com purê de papas. Se a sobremesa for sorvete, deixe para o Freddo de La Barra, que tem uma varanda com vista sem igual.  E na mesma ruta 10, tem ainda o Muma's cupcakes, sobre o qual eu escrevi aqui, e uma sorveteria Volta mais adiante.

Dica de compras? Na Gorlero há muitas lojinhas de souvenir e, mais à tarde, uma feira de artesanato na Plaza Artigas. Se você gosta da Tommy Hilfiger, vá à calle 29 entre 18 y 20. O andar de cima é só de roupas femininas e de crianças.

Foto: Praia Mansa, de Buenos Aires para Niños

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails