Dicas de Buenos Aires para crianças!
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Cooperativa de comida caseira
Já pensou comer comida caseira variada durante a semana e só ter que entrar na cozinha uma vez para fazer apenas um prato? Essa é a ideia das cooperativas de comida caseira, que estão na moda em Nova York, segundo o La Nacion. Funciona assim: um grupo de pessoas que moram perto umas das outras se junta e define o que cada uma vai fazer. Depois, todas se reúnem e trocam os pratos. Você cozinha apenas um tipo de comida. Embala bonitinho, separa uma parte para você e troca o resto por outras comidas do grupo. As pessoas se comprometem a usar ingredientes de qualidade e a fazer comida gostosa, claro! Portanto, não vale gororoba. Quem oferece um hamburguer feito de qualquer jeito corre o risco de ser defenestrado do grupo.
As porções também são feitas de acordo com a quantidade de adultos e crianças que fazem parte da família dos integrantes da cooperativa. A hora da troca pode ser motivo para uma ocasião social. O anfitrião da vez oferece belisquetes, enquanto rola o papo sobre novas receitas ou detalhes da comida que prepararam. A economia não vem na lista do supermercado, mas com a menor quantidade de saídas para comer fora e de pedidos de delivery. O livro Dinner at your door, de Alex Davis, Diana Ellis e Andy Remeis, da Gibbs Smiths, traz receitas para cooperativas e um guia prático para começar e manter o grupo. A matéria completa do La Nacion você lê aqui .
Achei a ideia ótima para expatriadas com filhos pequenos que não têm ajuda em casa e não podem terceirizar o preparo de todo dia do almoço e do jantar. Você passa menos tempo na cozinha, varia o cardápio e o tempero. Também pode ser uma boa opção para amigas que de uma hora para outra ficaram sem ajudante. Eu não sei se sobreviveria em algum grupo por muito tempo porque meus conhecimentos de culinária são limitados. Mas, por las dudas, eu faço feijão pretoooo! Pedi primeiroooo!
Foto: da web
Os livros de Anthony Browne
Num mesmo canto da livraria Ateneo da Santa Fé 1860, encontramos vários livros do ilustrador inglês Anthony Browne, que esteve este ano na Argentina para autografar suas obras. Mi Hermano, Mi Mamá, Willy el tímido, Willy el soñador, En el bosque e Cosita linda são alguns títulos do autor. Mas o que mais chamou nossa atenção foi Las Pinturas de Willy, em que o macaco dá um "toque pessoal" a pinturas famosas de Van Gogh, Goya, Manet, da Vinci, Frida Kahlo, Botticelli, entre outros. No fim do livro, que tem pouco texto, as figuras das obras originais que inspiraram o macaco para a comparação. Bem divertido!
Foto: de Buenos Aires para Niños
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Paula na casa do jacaré
O irmão mais novo do Bella Italia
domingo, 27 de junho de 2010
República de los Niños em La Plata
Dizem que Walt Disney teria se inspirado nesse parque para fazer a Disneylândia três anos depois. Dizem. Aqui você não encontra o Mickey Mouse nem o Pateta. Mas pode topar com uma estátua da Manuelita ou do Patoruzú, personagens da infância argentina. A República de los Niños fica em La Plata, a 55km de Buenos Aires. Foi inaugurada em 1951 pelo então presidente Juan Domingo Perón para entreter as crianças e oferecer a elas um espaço onde pudessem aprender um pouco de cultura cívica e conhecer o funcionamento das instituições básicas de um país democrático. O parque, mantido pela municipalidade de La Plata, foi declarado Monumento Histórico Nacional em 2001, e está bem conservado. Paga-se cinco pesos para entrar e deixar o carro no grande estacionamento. Tudo organizado. Um bom programa de domingo de céu azul para quem mora aqui e procura alguma coisa diferente para fazer fora da cidade. As crianças adoram!
A entrada é pela parte urbana. Numa espécie de Main Street você encontra palácios, castelos, igreja, edifícios públicos em tamanho menor, uma loja de comida rápida, sorveteria, kiosco com bobagens para lambiscar, como chocolates e alfajor, e carrocinhas de pipoca.
Na praça principal, onde seu programa começa e termina, há peças de teatro ao ar livre a cada 45 minutos à tarde nos fins de semana e feriados. Ali está a Casa de Governo com janelas góticas, torres e mirantes; o Banco Municipal Infantil, que é uma réplica do Palácio Ducal de Veneza; a capela com missa aos domingos; e o Palácio da Cultura, feito em semelhança ao Taj Mahal da Índia, onde está o Museu Internacional do Boneco. Uma exposição que pode ser percorrida em alguns minutos com bonecos de vários países e uma baiana representando o Brasil. Mais adiante, ainda na parte urbana, em torno da Plaza de las Américas, está a Legislatura inspirada no Parlamento inglês, com Câmara dos Deputados e Senadores do Governo Infantil da República, e Palácio da Justiça.
Minha sugestão é seguir direto para a granja. Sim, com direito a lhama solta debaixo do escorregador, que eu pensei que estava empalhada, não fosse o fato de o bicho estar mastigando sem parar. Galinhas e patos cruzam seu caminho, uma aventura e tanto para pessoas urbanas. A comida que você recebe na entrada da granja pode ser oferecida para o bode, os patos e outros bichinhos. Nos fins de semana, não perca ali mesmo a oficina de ordenhar e a de fabricar pão. Depois de preparar a sua gostosura, faça hora no parque de diversões em frente, com bate-bate, carrossel, trem-fantasma, e outros brinquedos tradicionais desse tipo de parque. Meia hora depois volte para buscar o pão pronto. É uma animação só!
Tem ainda um passeio de trem de época bem básico que percorre o parque todo. Geralmente tem fila e quanto mais tarde, maior a fila. A volta é rápida e aí você descobre que tem ainda um barco para passear no lago, quadras de esporte para bater uma bolinha, e uma grande área verde para um piquenique. Não é possível parar nas estações, que têm nomes atrativos como Polegarzinha, Peter Pan e Chapeuzinho Vermelho. Mas não se iluda porque é só o nome numa placa. Não tem nada que remeta aos personagens de Disney. Um aviso básico de amiga para quem resolve encarar a fila e depois se frustra porque não viu a Branca de Neve.
Para chegar à República de los Niños, pegue a Autopista Buenos Aires-La Plata. Pode ir de trem desde a Plaza Constitución (li por aí que o estado do trem não é lá essas coisas) ou em micro desde o Terminal de Retiro. O parque fica no caminho Gral. Belgrano y 501, na localidade de Gonnet. É um programa indicado durante o ano inteiro para dias de tempo bom. Veja aqui na página do parque os horários das atividades e as peças do próximo fim de semana.
Fotos: de Buenos Aires para Niños
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Art Attack hecho en Argentina
terça-feira, 22 de junho de 2010
Festa do farolito para a chegada do inverno
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Um ano!!!
domingo, 20 de junho de 2010
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Tem Pinóquio no feriado
Foto: Pinocho, site do La Galera
quinta-feira, 17 de junho de 2010
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Meias, não!
terça-feira, 15 de junho de 2010
Lição do dia: huevo Kinder
- Mãe, aqui eles falam ao contrário.
- Como assim?
- Não é Kinder huevo. É huevo Kinder.
Então tá.
sábado, 12 de junho de 2010
Angelina e Jabulani
Até que, na Argentina, o Discovery Kids voltou a ficar interessante. Eram os velhos conhecidos com um ar renovado: em espanhol! E nesta semana eu descobri uma ratinha bailarina muito fofa. Cá entre nós, não prestei atenção na história, mas a ratinha Angelina Ballerina bailava com muita leveza no Discovery. Não precisa dizer que caiu nas graças da minha pequena. Agora vi que a ratinha inspirou a Farinetas também. E eu que tinha comprado o biscoito de sapatilha no estande da Farinetas durante a feira Puro Diseño e nem sabia que era da Angelina!
Além do lançamento da linha da ratinha, a Farinetas também está fazendo galletitas com o tema do Mundial (Neste momento, meu pequeno colaborador acaba de dar uma olhada no que estou fazendo e chamar a atenção para o biscoito da Jabulani - o quê? - a bola principal desta Copa, no canto esquerdo da segunda foto). Aliás, a Farinetas diz que é especialista em realizar pedidos insólitos. Dê uma olhada aqui no catálogo deles. Você pode encomendar por telefone ou e-mail, ou ainda encontrar os biscoitinhos em Palermo, no Almacén de Belleza, ou em Puerto Madero, no iFresh Market.
Fotos: blog da Farinetas
sexta-feira, 11 de junho de 2010
As lições da Copa do Mundo
quinta-feira, 10 de junho de 2010
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Lição do dia: buena onda
Uma pessoa buena onda é uma pessoa gente boa, legal, astral. Portanto, uma pessoa mala onda... Também pode ser que você ouça a expressão con onda, que significaria com bom humor. Por exemplo, o jornal de hoje traz a foto de jogadores da seleção de Maradona em fila de costas no gol, literalmente recebendo bolada nas costas, durante um momento divertido dos treinos na África do Sul. E o título? Fusilados, pero con mucha onda!
terça-feira, 8 de junho de 2010
Lição do dia: canchera
Canchera é sinônimo de fáshion. Assim mesmo, como se tivesse um acento agudo na letra a. Uma camiseta canchera ou um look canchero é um look fashion, bacana!
Hora do xixi!
Por que só a hora do banho tem que ser divertida? Quem não quiser levar uma tampa de vaso na mala tem a opção de comprar o adesivo na Tienda Palacio, que fica na Honduras 5272, em Palermo. Pelo site da loja você tem uma ideia de quanta coisinha legal para casa tem por lá! Com essas novidades que te mostrei, tenho certeza de que ninguém mais vai "esquecer" de ir ao banheiro!
Foto: site da Tienda Palacio
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Férias com ar medieval em Córdoba
O castelo com ar medieval foi construído em 1870. Em 2001 foi comprado por uma família e transformado em hotel, resort e spa. Abre apenas durante a Semana Santa, férias de inverno, janeiro e fevereiro. No resto do ano, oferece programas de treinamento para empresas. A administração familiar do empreendimento virou até case de estudo em escolas de negócios. El Castillo Hotel fica no Valle Hermoso, em Córdoba, e oferece muitas atividades para crianças e um spa com piscina coberta para toda a família. Oficinas de artes, música, salão de leitura e de jogos, caminhada, dança, cozinha, fotografia, quadras de esportes, cama elástica e um jantar com todos fantasiados para se sentirem na Idade Média. Nessas férias de inverno, o pacote de sete noites com pensão completa, bebidas sem álcool, e atividade de recreação sai por 5.900 pesos para adultos e 3.900 para as crianças. Eu não fui, portanto, se alguém for lá, conta aqui pra gente! Plis!
Foto: site do El Castillo Hotel
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Mono little!
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Para pintar o sete, o oito, o nove...!
A Chicos Perinola faz brinquedos para desenhar, pintar, criar, se sujar... Esse quadro de giz que dobra e vira um rolinho é perfeito para colocar dentro da mochila. Pode ser um ótimo recurso para levar em viagens! Que tal? Na segunda foto, um jogo da memória que vem com tinta e pincel para a criança fazer a brincadeira do jeito dela. E na terceira, telas acompanham a bolsa, as tintas e os pincéis para os pequenos artistas criarem o seu primeiro Picasso. Abaixo, o avental para completar a história!
Fotos: blog da Chicos Perinola
terça-feira, 1 de junho de 2010
Para bebês modernos!
Na minha época não tinha nada disso. Como se a minha época fosse há muito tempo atrás. Parece que foi ontem. As coisas é que estão mudando rápido demais. Eu conheci essa marca na feira de design. Além da cadeira 3 em 1 super fashion que serve para bebês de até seis meses descansarem e para os maiores desenharem ou comerem, gostei mesmo da cadeirinha de balanço cheia de estilo, com um design moderníssimo, para ficar na sala sem deixar a casa com ar de bagunça. A marca bloom é americana e é um monte de coisa free: BPA free, lead free, PVC free, heavy metal free e outros frees. Menos o preço é free, claro! No Brasil, só vende em SP. Aqui em Buenos Aires os produtos da marca são encontrados em Palermo Soho na Maternelle, um espaço para gestante, com cursos, produtos e ecografia 4D. Uau, 4D???? Na minha época também não tinha isso não!