Dicas de Buenos Aires para crianças!

Ideias de programas e compras para quem está na cidade com crianças.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Blogagem coletiva: como nasceu esta blogueira



Tudo tem sua primeira vez. E esta é a primeira vez que participo de uma blogagem coletiva. O convite é do site Mamatraca, que conheci através do blog da Roberta Lippi do Meu projetinho de vida. Achei interessante contar como este blog nasceu. Afinal, ele ganhou asas e hoje tem seus posts organizados em um livro muito bacaninha, feito com todo o carinho!

Preciso dizer que tudo começou com um café? Pois fui bater um papo com minha amiga Gisele Teixeira, do Aquí me quedo, blog antenado sobre a capital portenha. Estávamos no Voulez Bar, um pequeno bistrô em Palermo Botânico. O blog da Gisele já estava badalado e ela, super empolgada. Nós duas tínhamos trabalhado juntas na Gazeta Mercantil. Era uma época em que repórter de jornal já fazia um pouco de tudo. Matéria pra jornal, pra agência de notícias em tempo real, e até pra tevê! Era uma loucura gostosa e viciante. 

Parar de trabalhar que nem louca pode deixar sequelas. Você fica meio perdida. Eu já estava em Buenos Aires há quatro meses. Tinha estabelecido uma rotina. Crianças adaptadas, supermercado sob controle, e eu conseguia me locomover sozinha num raio cada vez maior longe da minha casa. Mas sobre o que eu escreveria? Gisele escrevia sobre cursos, restaurantes, bares, shows, milongas, vinhos... E eu? 

Meu mundo era meus filhos! Estava ali inteira para eles. Longe da família e ainda conquistando novos amigos, tinha que preencher as tardes de sábado e as manhãs de domingo para a saudade não bater forte. E lá ia eu atrás de programação infantil, show infantil, restaurante com espaço infantil... E era um trabalho meio de formiguinha, porque as coisas não estavam todas organizadas em um só lugar. Pelo menos não as que eu estava descobrindo sozinha. Então pronto! Era isso! Eu ia escrever um blog para crianças. Um blog de serviço para ajudar outras mães e pais que estivessem na cidade com os filhos! E assim como a Gisele, me propus a brincar de agência de notícias! Alimentaria o blog com notas quase todos os dias! Meus filhos entraram na história, testando e aprovando os programas, ou ainda tirando algumas fotos! Aliás, pode imaginar quem escreveu o cabeçalho deste blog?

O primeiro comentário foi da minha mãe. E o segundo também! Meus primeiros seguidores foram nesta ordem: marido, mãe, pai e irmão. Depois vieram os desconhecidos. Cada linha que deixavam no blog era motivo de comemoração e um incentivo para continuar escrevendo. Porque blog é que nem dieta: você começa empolgada e depois vai querendo deixar de lado. Até que chega alguém e te elogia. Você se enche de brios e volta a ficar pilhada para continuar no regime ou, no caso, no blog! 

Eu me diverti muito durante os dois anos de blog em Buenos Aires. Pelo blog, conheci gente bacana pessoalmente, como a Alexandra, do Destemperadinhos. No dia em que tomamos um café no Casa Mua, a cidade vinha abaixo com uma chuva terrível. Mas alguma coisa me dizia que essa amizade dava samba. E deu! Trocamos e-mails até hoje! E tenho um convite pendente para tomar um café com ela no Sul assim que eu voltar ao Brasil!

Aos poucos, as pessoas que seguiam as dicas foram deixando comentários, elogios e até sugestões para melhorar aqui ou ali. Isso foi me deixando segura para pensar em um livro, ainda mais quando tinha gente que dizia que tinha imprimido metade do blog para viajar! O contato com a Pulp caiu como uma luva. Gente jovem, antenada, empolgada com o projeto, dedicada e extremamente profissional. Só vi o livro em minhas mãos dois dias antes do lançamento no Rio de Janeiro. Caí de amores pelo formato de bolso e pelas ilustrações da Eve Ferretti! E meus filhos também! Temos agora um registro fantástico de uma parte de nossa história. 

Dois dias depois do primeiro lançamento, eu estava embarcando para Jerusalém. Bom, e o resto da história vocês devem saber mais ou menos. Houve lançamentos, badalação, matéria nos jornais e revistas. Acompanhei alguns eventos meio de longe com o coração apertado, como uma mãe que perde a festa de aniversário do filho! Mas tudo bem! Afinal, a gente cria filhos para o mundo, não é? Assim como este blog, que agora tem a participação direta de leitores, e o meu livro, que está nas prateleiras do Brasil e de Buenos Aires esperando por você! E foram eles, blog e livro, que me fizeram ser convidada para escrever uma coluna sobre maternidade no site do GNT. Dá uma olhada lá!

13 comentários:

  1. Que demais, Fernanda! Parabéns, mais uma vez!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, obrigado pela lembrança! Eu continuo te acompanhando na GNT e teu livro está aqui em casa esperando um autógrafo. Super beijo para toda a família.
    Assino anonimo porque teu blog não me aceita de outra forma. Buááá.
    Gisele
    giseleteixeira.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. oi, Paloma!

    muito obrigada! Valeu a força de sempre!
    beijos.

    Oi, Giseleeeee!
    que saudade!!!! Assim que der vou dar um pulo aí. E quero visitar os restaurantes novos que vc conta no seu blog!
    beijossss


    Oi, Marco!
    bom te ler! Muito obrigada!
    bj

    ResponderExcluir
  4. ADOREI conhecer sua história, Fe!!! Saudades dos seus posts!!
    E adorei mais ainda você ter participado da blogagem coletiva do Mamatraca, somos suas fãs!!!!
    Beijos e venha tomar um café com a gente quando estiver aqui em SP, promete?
    Beijos beijos

    ResponderExcluir
  5. oi, Roberta!

    foi legal mesmo! Eu que agradeço por ajudar a me manter conectada! rsrs Tá prometido o café!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Muito bom saber mais da história do Blog...um pouco já conhecia pq já acompanho tem um tempo.
    infelizmente, quase nunca consigo comentar...coisa de mãe que navega com a cria no colo..tipo usando uma mão só!! rsrsrs

    bjos

    www.petitninos.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, foi difícil encontrar o livro.
    Está esgotado em quase todos os lugares!!
    Comprei hj pelo site da Cultura.
    Vamos pra lá em março, com 2 filhas, uma com quase 4 anos e outra,9 meses.
    Já tinha perguntado pra vc, em outro post, sobre aluguel de ap.
    Realmente alugamos.
    Aguardo o meu livro, ansiosa.

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo projeto! Também estou aguardando o meu livro.
    Na sua opinião, qual o tempo "maximo" para passar com criancas em BA? (2 e 4 anos). Acha 14 dias demais?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. oi, Luciana!

    esgotado? Será que isso é bom?? rsrsrs Depois conte suas descobertas aqui. Boa viagem!

    oi Vanessa!

    o tempo depende da disposição da família, porque você terá programas para fazer todos os dias e até repetir o que gostou! Considere livrarias, parques, clube, praças, passeios fora da cidade e tente montar um roteiro para servir como base de acordo com seus interesses. Se consegue, lembre-se que, em qualquer destino, sair demais da rotina também pode cansar todo mundo! Sugiro passear aos poucos, conhecer os lugares devagar, respeitando o ritmo das crianças. Deixe para amanhã o que não consegue mais fazer hoje. Boa viagem!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Fernanda!
    Gosto muito do seu blog, conheço a capital "porteña" só como casal, mas em breve quero por em prática suas dicas com as pequenas.
    Adorei saber como você começou essa empreitada.
    Estou em São Paulo e sempre fico remexendo milhares de jornais, sites, revistas e programas de rádio para descobrir programas e lugares bacanas por aqui, e o seu blog me inspirou a começar ordenar essas informações no recém nascido "São Paulo com crianças".
    www.saopaulocomcriancas.blogspot.com
    Obrigada pela inspiração!
    Tania

    ResponderExcluir
  11. oi, Tania
    é sempre muito bom saber que a gente inspira coisas legais! Vá em frente e boa sorte!
    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu guia chegou...já li quase td.

    Tenho uma dúvida sobre lavanderias...existem lavanderias que vc mesmo lava e seca sua roupa?
    Fácil de encontrar?

    Vamos passar 10 dias lá e eu não quero levar muita coisa para as crianças...
    Obrigada

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails