Dicas de Buenos Aires para crianças!

Ideias de programas e compras para quem está na cidade com crianças.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Documentos para viajar com os pequenos

Daí pra cá: Quem vem do Brasil para a Argentina não pode se esquecer de que seus filhos devem ter um documento com foto. Serve carteira de identidade ou passaporte. Se você apresentar apenas a certidão de nascimento não vai embarcar. E não tem papo. A certidão, no entanto, é necessária se seu filho tiver o passaporte novo. Ou seja, além do passaporte, que não tem os dados da filiação, você também tem que levar a certidão de nascimento dos pequenos para comprovar que são seus filhos. Lembre-se de que cada caso é um caso, e as autoridades podem pedir mais documentos se acharem necessário. Se você trocou de nome depois do seu filho nascer, por exemplo, é bom levar também a certidão de casamento. Para crianças que viajam com apenas um dos pais, tem que fazer uma autorização em duas vias com firma reconhecida por autenticidade em cartório, data de validade, foto 3/4 ou 5/7 e anexar cópia do RG do menor ou do termo de guarda ou de tutela. 

Daqui praí ou pra outro lugar: Se você está morando na Argentina e vai viajar para fora do país com as crianças com passaporte brasileiro, sugiro levar na bolsa as certidões de nascimento traduzidas por um tradutor público e legalizadas pelo Colegio de Traductores daqui. No site do Colegio de Traductores você encontra os contatos dos profissionais. Se seus filhos forem viajar sem um dos pais ou desacompanhados, tem que fazer uma autorização com um escrivão público e legalizá-la no Colegio de Escribanos. No site do consulado tem todas as informações. Entre outros documentos, o escrivão pedirá a certidão de nascimento traduzida e legalizada. Aliás essa deve ser uma providência que você deve tomar assim que chegar ao país para se instalar até porque escolas também costumam pedir a certidão de nascimento traduzida. As traduções e as autorizações de viagem levam uns três dias para ficarem prontas. Por isso, prepare-se direitinho para não perder o avião e ficar a ver navios.

10 comentários:

  1. oi Fernanda! Acabei de voltar de B. Aires! E suas dicas foram preciosas! Obrigada!
    Fui sem meu marido e precisei desta autorização. Vale lembrar que agora ela tem um modelo específico e que normalmente as operadoras de turismo a disponibilizam em seus sites. E como é por autenticidade, e não mais por semelhança, quem está autorizando deve assina-la no cartório na hora.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila.
    outro dia estava pensando se você já tinha passado pela cidade! Que bom que gostou das dicas!
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, a viagem foi perfeita em todos os sentidos!
    Os tigres do Temaiken reservaram um show pra gente na saída! Eles brincaram tanto no lago e tiramos fotos dignas de National Geographic! Fiquei encantada com o lugar! E nem as 2h que levei para chegar lá me desanimaram!
    O Rosedal estava lindíssimo! Só faltou o Tren de la Costa que vou deixar para a quarta viagem a B. Aires!!! Rs!
    Continuarei sua leitora assídua!

    ResponderExcluir
  4. Camila,
    o Tren de la Costa está na minha lista de programas pendentes. Ainda nessas férias devemos fazê-la, aí escrevo aqui um post sobre o programa. Puxa, você levou duas horas pra chegar ao Temaikén? Foi de ônibus? Que bom que gostou do passeio! Continue me visitando, sim! Ah, já tomei meu sorvete de manga!!!!
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Fernanda, do hotel na San Martin a Temaiken de metrô e ônibus demorou essas 2h mesmo! O ônibus pára milhões de vezes nos pontos na estrada! Mas tudo bem! Na volta até dormimos!
    Os pernilongos portenhos judiaram da minha filha em Puerto Madero e nos parques de Palermo! Off neles!

    ResponderExcluir
  6. Fernanda,

    Parabéns pelo blog. Estamos indo para BAs com dois nenês (5m e 2a6m) e dois avós, e suas dicas estão sendo maravilhosas. Estou perdendo todo o medo. Como vou ficar no Centro e, pelo que entendi, não terei supermercado por perto, gostaria de saber se é possível encontrar papinhas, fraldas e lenços umedecidos nas farmácias. Ah, e como vamos ficar alguns dias, será que encontramos lavanderias no Centro? Obrigada.

    Cátia

    ResponderExcluir
  7. Camila,
    os mosquitos são um grande inconveniente nessa época do ano. Em comentários anteriores sugeri a algumas mães que trouxessem repelente. Mas talvez seja um assunto para um post específico, né?! Obrigada pela visita!

    Cátia,
    não tenha medo. Tenha disposição!!! Fraldas e lenços são encontrados em farmácias sim e, na portaria do seu hotel, podem te informar sobre a lavanderia mais próxima. Como bem lembrou a Camila, traga um repelente para os pequenos! Boa viagem!

    JAA,
    obrigada! Bienvenido!!!

    ResponderExcluir
  8. Fernanda, estou indo agora para BAs em fevereiro com meu pequeno de 1 ano e 6m. Estou adorando as dicas do seu blog e anotando já onde vamos passear!!! São tantas dicas q nem sei por onde começar...:)Parabéns!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails