Começou hoje oficialmente o recesso escolar forçado em Buenos Aires por causa do avanço da gripe A no país. Na minha casa começou na semana passada, logo depois das eleições. E estava relativamente fácil administrar o ócio dos pequenos. Com dias lindos de sol, céu azul e sem vento, tínhamos parques, praças e clube. Mas hoje, para colocar à prova ainda mais a minha resistência, vieram a chuva e o céu cinza.
Resolvi ler uma mensagem que me chegou há uns dias com um texto assinado pela psicóloga Adriana Penerini, especialista em Maternidade, Paternidade e Criança, autora do livro La aventura de ser mamá, e coordenadora das atividades de Bebé a Bordo (www.bebeabordo.com.ar).
Adriana oferece boas sugestões para combater o ócio das crianças dentro de casa. Divido algumas delas aqui, com breves observações minhas, apenas para incrementar um pouco a lista de opções:
- Cozinhar em casa: recuperar receitas familiares, ler sobre os alimentos, mostrar que as pizzas não saem das motos,… (Eu já sou um fracasso na cozinha quando estou sozinha, imagina com criança junto!!! Adaptei a ideia e coloquei todos quietinhos sentados à mesa e desenhando, enquanto eu desafiava uma smashed potato, minha variação para a batata cozida que desmanchou. Achei mais seguro para todos!!!)
- Comprar em feiras do bairro: aumenta o vocabulário das crianças quando escutam a gente fazendo o pedido ao feirante (uma ótima dica para dias sem chuva, o que não é o caso de hoje. Mas ficará registrado para depois).
- Reservar um tempo para ler juntos: desligue tv e rádio, coloque vários livros sobre a mesa e peça para as crianças escolherem um. Depois converse sobre essa escolha. (A-do-rei! Fácil de fazer e as crianças adoram. Prepare-se para ler a história depois).
- Ver fotos: ordenar as fotos. (Dá certo quando não há nenhum pequeno amassador de fotos. Relembrar histórias com fotos no computador pode ser legal também. A intenção aqui deve ser interagir e relembrar bons momentos, não?!)
- Escrever: vale de tudo até lista de supermercado e cartas para amigos. (Muito bom! Pra quem está aprendendo a escrever é um ótimo treino!)
- Fazer uma horta própria: na varanda. (É uma boa ideia. Mas tem que comprar as sementes. Requer um preparo. Inviável para hoje. Fica pra depois).
- Reciclar: pintura, gesso,…(Eu gosto de usar garrafas de água vazias. Viram jogo de boliche ou, quando amarradas, mesinha para as bonecas. Tem sempre mais garrafa chegando!).
Fe, imagino o quanto deve estar sendo um desafio esses dias de férias, sem poder sair de casa. Mas, acho que você vai tirar de letra. Boa sorte! E seu blog está cada dia melhor. bj. Sandra Manfrini
ResponderExcluirObrigada, Sandrinha.
ResponderExcluirbj.